Freios
Aqui, o importante é dar uma checada, periodicamente, no líquido de freio. Caso perceba que o seu nível está abaixo do recomendado no reservatório, fique atento: isso pode indicar algum vazamento no sistema, o que pode exigir reparação ou substituição de peças.
Se nenhum vazamento foi constatado, essa diminuição pode estar relacionada ao desgaste das pastilhas e discos de freio. Nesse caso, não deixe de levar o seu veículo ao mecânico a fim de que todo o sistema de frenagem seja analisado.
Correias Dentada
A sua função é manter o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo comando de válvulas.
Sua substituição ocorre em média a cada 50.000 quilômetros, mas verifique o manual do proprietário. Trata-se de um item muito importante, pois a sua quebra poderá ocasionar a trava do motor comprometendo todos os componentes.
Pneus
Mais uma vez, no caso dos pneus a principal preocupação é com o desgaste:
- observe e, se notar uma área mais gasta no centro da roda, é sinal de que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante;
- se esse desgaste for maior nas laterais, pode indicar pressão abaixo do recomendado;
- e caso o desgaste esteja em algum lado interno ou externo, desconfie de problemas de alinhamento da suspensão.
Calibrar na pressão ideal contribui para a economia de combustível e evita desgastes prematuros. Procure fazer a calibragem, com o veículo frio, no mínimo duas vezes por mês, e recorra ao manual para obter informações a respeito da pressão recomendada.
Além disso, não deixe também de tomar esses cuidados com o estepe.
Bateria
Responsáveis pelo armazenamento de energia gerada pelo alternador e que é dispensada ao funcionamento de todo sistema elétrico/eletrônico do carro.
Hoje são do tipo “seladas”, isso significa que não é necessário que lhe sejam adicionada água, contudo não estão totalmente livres de manutenção.
Verifique periodicamente se os cabos estão limpos, sem zinabres, e bem fixados aos pólos da bateria.
Teste regularmente as condições de funcionamento do sistema de carga e partida; bateria; alternador e motor de partida.
Óleo
O óleo do motor tem a função de lubrificar as partes móveis e precisa de uma atenção especial.
É imprescindível fazer sua substituição no período conforme especificação* da montadora, pois dessa forma o consumo de combustível será adequado e a emissão de poluentes do veículo será controlada. Caso não ocorra a troca nos períodos determinados, poderão ocorrer falhas no sistema de lubrificação e consequentes avarias internas no motor.
Verifique periodicamente o nível de lubrificante do motor por intermédio da vareta de óleo.
Essa inspeção é feita visualmente, com o motor frio e numa superfície plana. Caso o nível esteja abaixo da especificação, procure um centro automotivo, pois o veículo poderá apresentar vazamentos.
Sistema de Arrefecimento
É o sistema responsável pela refrigeração motora do veículo. Caso o funcionamento não esteja adequado, o motor poderá aumentar o consumo de combustível e, na pior das hipóteses, comprometer itens como a junta de cabeçote.
Sempre verifique o nível da água no reservatório de expansão. As medidas sempre deverão ser respeitadas de acordo com os limites mínimo e máximo desse compartimento.
Se perceber que o abastecimento de água é frequente, procure um centro automotivo para um diagnóstico preciso.
Cuidado com os postos de gasolina, geralmente os frentistas adicionam aditivos de maneira indiscriminada, ocasionando sérios problemas ao motor.
Com alguns cuidados mensais, seu carro pode durar muito mais e, no futuro, ser revendido por um valor muito mais alto! Não deixe de ficar de olho nessas partes do automóvel.